sábado, 6 de abril de 2013

Primeiras configuraçoes



Depois da instalação do s.o no cartão e dar corrente ao raspberry, é automaticamente executado um menu que nos permite fazer de forma fácil as primeiras configurações. Neste menu estão presentes as seguintes opções:

  • Info - Dá informações sobre o raspi-config.
  • Expand_rootFs - Quando instalamos o s.o é definida uma partição adequada ao tamanho da instalação do sistema e não do cartão. Através desta opção podemos estender a partição ao tamanho total do cartão.
  • Overscan - Esta opção existente nalgumas televisões previne que a imagem passe o monitor e assim se perca. Se quando entrar no ambiente gráfico perder for cortada alguma imagem, deve activar o overscan
  • Configure_ keyboard, Change_locale, Change_timezone - À semelhança de sistemas windows, estas três opções permitem mudar respectivamente, o layout do teclado, o país, e o fuso horário.
  • Change_pass - Uma vez que o sistema operativo vem com uma palavra passe conhecida por todos, por razoes de segurança é aconselhável a mudar. Entre no menu e defina uma nova palavra passe.
  • Memory_split - Nesta opção escolhemos consoante a utilização a dar ao sistema a quantidade de memoria que vamos atribuir ao CPU e ao GPU.  
  • Ssh - Quem se quer ligar por ssh ao sistema, vai querer activar esta opção

  • Boot_behaviour - Aqui definimos qual o comportamento ao arranque. Podemos escolher se queremos que arranque logo com a interface gráfica ou com a linha de comandos.

  • Update - Como qualquer sistema, as primeiras versões podem são as mais susceptíveis a falhas. Nesta opção pode actualizar o raspi-config. Atenção não actualiza o sistema operativo.

Estas são as configurações só funcionam após um reboot da maquina. Para entrar no modo gráfico faça o login e escreva o seguinte comando :
$ startx

Caso queira voltar ao modo de configuração anterior, entre no 'lx terminal' e digite:
$ rapi-config


Instalar um sistema operativo



O primeiro passo para se dar asas a imaginação e usufruir desta pequena mas poderosa maquina, é instalar um sistema operativo.Diferente de um computador convencional, o raspberry pi reinicia o seu sistema operativo através de um cartão SD.

Primeiramente temos de fazer o download do nosso sistema operativo. Para este exemplo escolhi o 'raspbian wheezy' , uma versão baseada em debian e bastante estável.

Depois de o download estar feito e como o ficheiro vem em formato de imagem vamos precisar de outra ferramenta chamada 'win32 disk imager'.

Estamos prontos a fazer uma instalação limpa do nosso sistema operativo no cartão SD.

  • Abrimos o ficheiro Win32DiskImager:

  • Seleccionamos a imagem do sistema operativo:

  • Seleccionamos o caminho para o cartão SD e clicamos em write:


Ao fim de alguns minutos, dependendo na velocidade de transmissão do cartão o sistema operativo é instalado no caminho especificado.

Agora é só inserir o cartão no raspberry pi, ligar a corrente e esperar que nos apareça o 'raspi-config' que é um script com uma interface amigável para as primeiras configurações. No próximo tutorial vamos falar dele.